Doze mil pessoas prestigiaram Ivete Sangalo na virada do ano na terceira edição da festa Enchante, no Clube Espanhol, em Ondina. Uma arena de 20 mil metros quadrados foi preenchida por um tapete branco, a cor que predominou nas roupas dos presentes. O show foi aberto pontualmente às 22 horas pela cantora Vanessa da Mata, que antes de cantar, saudou Oxum com uma breve cantiga do candomblé. Vanessa fez o público vibrar com canções como “Quando um homem tem uma mangueira no quintal”, “Eu sou neguinha”, e “Fugiu com a novela”.
Mas foi exatamente às 23h45 que a atração mais esperada da noite subiu ao palco. Com rabo de cavalo e vestida num corpete branco com detalhes prateados, Ivete Sangalo, mesmo mostrando uns quilinhos a mais depois da gravidez, não foi poupada dos gritos histéricos dos fãs. “Linda, gostosa, maravilhosa”. Ela sorriu, deu um “boa noite Salvador”, e iniciou seu show com a música que promete bombar no carnaval, “Base do Beijo”. Para caber na roupa, ela disse ter corrido muito na orla da Praia do Forte, o que lhe rendeu, inclusive, uma queda e um machucado no joelho. “Estão vendo o joelho aqui? Precisei correr muito para entrar nessa roupa e tomei uma queda”, disse.
Durante uma pequena pausa, faltando cinco minutos para a virada do ano, ela não escondeu a emoção ao lembrar que 2010 representa uma nova jornada em sua vida: a de ser mãe. “Obrigado por compartilhar esse ano novo comigo. Vocês têm o privilégio de estar assistindo o show da mulher mais feliz do mundo”, disse. Sem conter as lágrimas, Ivete confessou ser uma mamãe coruja. “Tenho a criança mais maravilhosa do mundo”, comentou.
Na hora da virada, ela fez a galera pular ao som de “Empurra-Empurra”, enquanto um show pirotécnico de cores e formas iluminava o céu de Ondina por quinze minutos. Uma das balsas de fogos estava posicionada atrás do Cristo da Barra, o que proporcionou uma visão privilegiada. Nos camarotes e na pista, onde estava concentrada a maioria do público, os abraços tomaram conta. E durante os fogos, Ivete deu uma pausa: o marido dela, Daniel Cady, entrou no palco e lhe deu um beijo. “Ele hoje vai tirar essa roupa no dente. Hoje eu faço outro filho”, brincou Ivete.
Por volta de 2h da madrugada, Vanessa da Mata voltou ao palco e fez um dueto com Ivete Sangalo. As duas cantaram “Boa Sorte”, sucesso de Vanessa. Foram ovacionadas pelo público. Enquanto o show acontecia, personalidades se divertiam no camarote da Revista Quem, o mais badalado da noite. Rafael Cardoso, ator global e protagonista do filme recentemente lançado, Do Começo ao Fim, se divertia com o amigo Leonardo Miggiorin, cujo personagem é o sorverteiro Flavinho, da novela das oito, Viver a Vida.
O ator baiano Luís Miranda, acompanhado dos amigos, também não poupou animação. Foi sua primeira vez virando o ano na festa de Ivete. “Geralmente passo o réveillon em casa com os amigos. Escolhi vir para cá porque sou amigo da Vanessa e da Ivete. A energia é muito boa”, declarou. O cantor do Psirico, Márcio Victor, também aproveitava a energia antes de subir ao palco. “Esse é o primeiro réveillon que toco em Salvador depois de sete anos. Todos os últimos eu passei cantando fora de Salvador. Estou muito feliz de participar de uma festa linda como essa, de frente para o mar e com minha família. É o melhor réveillon da minha vida”, disse. As expectativas para 2010 são boas para o cantor. “É um ano em que farei turnê pelos Estados Unidos e na Europa e vou lançar um dvd”, comentou.
Mas não foram apenas artistas que estiveram presentes no Enchante. O prefeito João Henrique e a mulher, a deputada Maria Luiza Carneiro, curtiram com a família a virada do ano ao som de Vanessa da Mata e Ivete Sangalo. Saíram antes da banda Psirico entrar. A escolha de passar o réveillon lá partiu dos filhos. “A família escolheu e réveillon é uma festa de família”, afirmou. João Henrique quer um 2010 com menos chuvas e problemas, e garantiu que no novo ano haverá mudanças no seu governo. “Espero que chova menos para não termos tantos problemas como em 2009. Esse é o sexto ano de governo, ano eleitoral, e esperamos muitas mudanças. Em março teremos mudança de equipe”, disse.
E Psirico, a cachaça de Ivete, como ela mesma diz, assumiu o palco por volta de 3h da madrugada desta sexta-feira. A galera pulou na corda até o primeiro amanhecer do ano novo.